Quem sou eu
Muito Prazer, meu nome é Leticia Vieira.
Nasci e cresci na cidade de São Paulo-SP (Brasil) e me formei em ciências contábeis na PUC-SP. Em 2016, fui morar no Canadá por 6 meses para estudar inglês, ali descobri o prazer em morar em um país seguro, com qualidade de vida, com tantos momentos de lazer à disposição e com um custo de vida adequado ao salário que se recebe. Com isso, quando o curso acabou e precisei voltar para o Brasil, decidi que encontraria alguma maneira de ir embora de novo, eu só não sabia como e nem para onde.
Foto: Viagem pelas Rocky Mountains (Canadá) - Junho/2016.
Já no Brasil, comecei a pesquisar na internet formas de ir morar em outro país. Os resultados mais comuns da busca eram sempre relativos a estudar (tanto a lingua local quanto um curso de faculdade mesmo) ou trabalhar como babá. Um dia me deparei com um brasileira que foi estudar na Itália, conseguiu trabalhar e se estabeleceu por lá. Decidi que seria Itália então!!! A lingua parecia ser fácil de aprender, as pessoas pareciam simpáticas e o caminho parecia tão fácil!
Quando comecei a pesquisar sobre vir para a Itália, me deparei com vários passos a serem seguidos, vistos, requisitos, ecc... Comecei a desanimar. E se não der certo? Afinal, não era tão fácil assim... Pedi a Deus que me ajudasse. Eu precisava ir embora.
Finalmente as minhas preces foram atendidas, me deparei com um vídeo de um cara muito simpático chamado Fabio Barbiero (ele mudou a minha vida!). Em um dos seus vídeos ele falou sobre não desistir, sobre escolher a sua estrada e seguir confiante, sem escutar os comentários negativos das pessoas ao seu redor (sim, são muitos!). Ele deixou a esposa e as filhas no Brasil e foi para a Itália buscar o reconhecimento da cidadania italiana dele, pensando em conseguir uma vida melhor para todos, foi enganado por uma pessoa (a história completa eu deixo para você ir pesquisar), mas não se deixou abater. Então eu pensei, se ele passou por tudo isso e não desistiu, então eu também consigo! Afinal eu também tinha o direito a cidadania e tinha uma familia que me apoiaria (mais ou menos).
Me preparei por 1 ano e meio. Assisti a todos os vídeos do Fabio no Youtube, comprei todos os materias e me inscrevi na 'escola da cidadania italiana'. Consegui encontrar e solicitar sozinha o certificado de nascimento do meu antenato aqui na Itália, paguei um advogado para corrigir meus documentos. Guardei dinheiro. Convenci a minhã irmã a vir comigo, planejamos tudo e partimos... (a minha jornada para conseguir o reconhecimento da cidadania eu vou deixar para outro post
Foto: Dia da nossa partida para a Itália - 04/03/2018.
Moro na Itália desde 2018 e só voltei para o Brasil (de férias) em 2022. Já morei em 2 cidades diferentes aqui, tive vários empregos, fiz vários amigos, comecei a namorar e já moramos juntos, até adotamos uma cachorrinha juntos. Consegui reconhecer a minha profissão de contadora na Itália e hoje tenho 2 profissões oficiais. (Deixe um comentário se quiser saber mais sobre isso).
Foto: Natal 2022, com Nina e Giuseppe.
Meu conselho para você? Siga os seus sonhos, não desista nas dificuldades e escute somente o seu coração!
Eu quis compartilhar a minha história para poder te inspirar, assim como a história do Fabio me inspirou. Não foi NADA fácil, quis desistir várias vezes (mas só por um segundo), tive medo, mas a minha fé de que no final tudo iria dar certo não me deixou cair.
Tudo o que é difícil de se conseguir no final vale a pena! Se estiver com medo, vai com medo mesmo! Não desista dos seus sonhos e não permita a NINGUÉM de te dizer que não vai conseguir ou que não é capaz!
Conte comigo!
Um forte abraço,
Leticia Vieira